24 Nov 2014

Como introduzir um novo colaborador à sua equipe

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por Letícia Cazes

Sabemos o quanto o marketing é importante para uma marca se fortalecer no mercado, porém antes do marketing existe o endomarketing. Este é o primeiro e arrisco a dizer o mais importante, mas por quê? O endomarketing nada mais é que ações voltadas para os colaboradores de uma empresa com o objetivo de informa-los e motivá-los.

Apontá-lo como o mais importante quer dizer que, de que vale uma linda campanha com milhões de reais investidos em mídia, se quando o consumidor final chega até a empresa, os colaboradores não estão preparados para atendê-lo? Ou não estão motivados ou não concordam com o que foi definido pela empresa. Assim como em um jogo de futebol é preciso alinhar as expectativas e regras com o grupo antes de entrar em campo.

Uma equipe motivada trabalha muito mais feliz e consequentemente entrega muito mais, portanto é preciso fortalecer a equipe e principalmente saber introduzir um novo membro a este grupo. O GERENTE da Área juntamente com O GESTOR DA EMPRESA, deve buscar formas de apresentar e integrar o novo funcionário.  É de responsabilidade do Gestor da Área acompanhar o desempenho do novo colaborador dentro das atividades que lhe foram estabelecidas, certificando-se de que ele tem informações e ferramentas o suficiente para dar continuidade ao trabalho.

5 DICAS PARA A INTEGRAÇÃO DO NOVO COLABORADOR

O dia da integração é muito importante!

O primeiro dia deve estar voltado para a integração, o ideal é que seja feita uma apresentação da empresa ao novo ou aos novos colaboradores, onde deve ser apresentada brevemente a história da empresa/sócios, os ramos nos quais ela atua, os departamentos existentes, a hierarquia dos cargos, os benefícios, as regras e normas e as chances de crescimento dentro da companhia. Desta forma, busca-se alinhar ao máximo as expectativas do colaborador em relação à empresa desde o início.

Alinhando as expectativas!

Após essa “macro apresentação” faz-se necessário que o Gestor da Área tenha uma conversa individual com o novo colaborador, dando boas vindas é claro e contando um pouco de como a equipe atual funciona e como o colaborador poderá contribuir para o desenvolvimento do grupo, apresentando-lhe as atividades que lhe serão atribuídas. O Gestor deve se mostrar aberto a solucionar as dúvidas do novato naquele momento e em qualquer outra situação posterior.

Apresentação á equipe!

Após conhecer um pouco mais sobre a empresa e após uma conversa com o Gestor, é chegada a hora de conhecer os colegas de trabalho. O Gestor deverá apresentar o novato aos demais colaboradores explicando-lhe a função de cada um dentro da equipe, e indicando quais são as pessoas para as quais ele responderá diretamente.

É importante que o Gestor determine um colaborador que já é da equipe há mais tempo para dedicar algumas horas acompanhando o colaborador em seu primeiro dia, mostrando-lhe a rotina de trabalho. Se necessário, fazer um rodízio entre os membros da equipe afim de não prejudicar o rendimento do trabalho.

Feedback periódico

Depois de algum tempo já desenvolvendo sua função, é necessário que o Gestor da Área agende periodicamente um horário com o novo colaborador para dar-lhe um feedback de como ele tem desenvolvido suas atividades, quais são os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados e qual a expectativa em relação a ele. É de extrema importância que o Gestor faça isso também com os membros com mais tempo de empresa, mas neste caso o espaço de tempo entre estes encontros pode ser maior, diferente do novo colaborador que deve ser acompanhando no mínimo mensalmente.

Repassando os pontos:

O novo membro da equipe deve se sentir acolhido;

Ele deve ser apresentado à história da empresa e como ela funciona em relação a regras e normas a serem cumpridas;

Suas dúvidas devem ser todas esclarecidas;

O Gestor da Área deve conversar individualmente apresentando-lhe o departamento e a rotina de trabalho;

A equipe da qual o colaborador fará parte deve acolhê-lo igualmente, auxiliando na sua integração e familiarização com as tarefas de trabalho;

O Gestor deve acompanhar o novo colaborador dando feedback e certificando-se que de que o colaborador tem capacidade de desenvolver aquela função, ajustando o que for necessário.

E lembre-se, uma equipe de trabalho é como um time, cada um tem a sua função, mas para que ganhemos a partida todos devem desempenhar seus papéis com excelência!

Equipe Invet Care e Parceiros

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