1 May 2015

Geração Y e o Mercado Pet

Geração Y: Potenciais consumidores do Mercado Pet

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por Letícia Cazes

Em nosso último post sobre as novidades da Global Pet Expo 2015, falamos sobre a GeraçãoMillenium (que também é conhecida como Geração Y), que são consumidores com grande potencial para o Mercado Pet e como é que eles se comportam para que possamos conquistá-los.

Relembrando o trecho do último post:

“A empresa GKK CONSUMER TREND abordou o papel da nova geração: os Millenium como consumidores. Estudos mostraram que 57% dos Millenium possuem gatos ou cães e 63% concordam que seus pets devem ser mimados. Os Millenium nos EUA se tornaram a parte população com maior número de pet.

Sabemos que com esta geração é difícil manter a atenção e fidelidade como consumidores. Porém, eles são atraídos por novos produtos e novas tecnologias.  Interessam-se por marcas que estejam envolvidas em projetos sociais e muitos experimentariam trocar de produto caso lhes sejam oferecidos:  cupom de desconto, novidade ou lançamento!”

Geração  Millenium ou Y como Consumidores

Eles estão ganhando cada vez mais importância visto que estão se tornando uma parte mais expressiva da população. Existem muitos estudos para tentar desvendar as preferências e comportamentos desta geração.

Quem são eles? 

Corresponde os nascidos após 1980 e representam cerca de 36% da população brasileira (dados do IBGE DE 2010) e mais de 20% da população global. São individualistas, só fazem o que gostam, possuem pouca ou nenhuma fidelidade às marcas ou empresas. Eles não têm paciência e querem tudo simultaneamente. Para eles: diversão; primeiro e trabalho duro depois. São curiosos, energéticos e desafiadores!  São extremamente conectados e passam muito do seu tempo nas redes sociais.

Como consumidores, como se comportam?

São muito exigentes ávidos por inovações e estão sempre muito bem informados.

Características marcantes: Adoram recompensas, programas de fidelidade, cupons de desconto. Gostam das marcas que refletem seu estilo de vida e apoiam causas que acreditam. Eles também gostam de lojas especializadas. Na hora da compra, preferem comprar produtos indicados por amigos e família e que seriam aprovados por eles!

Esta geração é um desafio para os varejistas porque não muito difíceis de fidelizá-los. É necessário que a empresa seja a mais autêntica possível e não apresente atitudes ou discursos dissonantes. É preciso que as marcas estabeleçam um diálogo com seus clientes para que se tornem queridas para seu público.

Os consumidores Y buscam novidades, lançamentos e promoções diferentes! O que faz com que o varejo tenha que estar em constante movimento!

Para atingir e falar com esses consumidores, é preciso muito jogo de cintura e flexibilidade. Segundo alguns especialistas, eles são um alvo em movimento. Porém, é certa a presença destes consumidores nas redes sociais, então, invista para que estes canais estejam muito bem trabalhados, mostrando seus diferenciais, novidades e tudo que sua empresa pode lhes oferecer. Além de também se tornar o ponto de encontro entre você e eles, onde possam trocar informações.  Não esqueça que a maioria das reclamações chega através destes canais constituindo os SAC 2.0.  É importante lembrar que na internet horas são dias em relação às reclamações postadas, então, é crucial responder de forma rápida e correta (Siga mais matérias sobre este assunto futuramente aqui no Blog).

No atendimento às exigências são as mesmas das gerações passadas. A demora no atendimento é uma das principais reclamações, principalmente porque o tempo é precioso. São extremamente exigentes com a qualidade do produto e serviços exigindo que seus desejos sejam atendidos de forma eficaz pelas empresas.

Empresas que queiram conquistar esta fatia de mercado devem estar atentas às inovações e às redes sociais, estabelecendo um relacionamento diário com estes novos consumidores!

No MERCADO PET:

Normalmente estes proprietários de animais são casais jovens sem filhos e pessoas solteiras. Muitos optam por ter um pet em vez de ter filhos.  Os cães e gatos são tratados como membros da família e seus “pais” os tratam com o mesmo carinho e cuidado de um filho de duas patas, projetando as mesmas preocupações e anseios.

Foi observado que no mercado americano existe um grande aumento do consumo de produtos menos processados. Produtos orgânicos e mais naturais estão ganhando cada dia mais adeptos, afirmando assim ser esta tendência geral da população. Atualmente, 8 de 10 itens novos do setor de alimentação para animais segue a linha conhecida como natural. Isso nos abre caminhos para os fabricantes, distribuidores e lojas que queiram abraçar esta causa.

E aí quer ajuda para conquistar estes novos consumidores?

InVET Care  pode te ajudar marque uma visita!

 

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