6 Jun 2015

Treinamento

“Leve seu negócio ao veterinário.” Parte II – Atração, seleção, retenção e treinamento de futuros talentos.

postslider Notícias eventos

por Letícia Cazes

Dando continuidade aos assuntos abordados no post anterior:

Nós “diagnosticamos“ dois pontos de grande desafio para os gestores do mercado pet e vamos falar um pouco mais do segundo maior desafio que é sobre as equipes e vamos apontar os “tratamentos” que a Invet Care “receita” aos seus clientes.

A escassez de profissionais qualificados tem sido apontada como um dos principais desafios dos gestores das empresas Pet.  Existe uma alta rotatividade, baixa qualificação e baixo grau de engajamento neste setor, assim como em outros no Brasil.

Mundo ideal: Captação da mão de obra certa!

Mas, onde podemos encontrar o colaborador dos sonhos? Aquele que chega motivado e vai embora pensando como poderia fazer melhor no dia seguinte?

Bom, isso não acontecerá da noite para o dia, portanto vamos levantar alguns pontos:

1) Primeiramente, é necessário que se forme líderes com este perfil, para que a equipe possa ser regida pelo exemplo!

2) Elabore a cultura da sua organização baseado no que você quer de resultado e espera da sua equipe, então insira na missão e valores da sua empresa os termos corretos!

Baseado nisso comece a captar e atrair os talentos certos! Ao anunciar uma vaga  não se esqueça de colocar as competências que você espera daquela pessoa, para que ela possa assumir e realizar as atividades de sua competência, da melhor maneira possível.

Exemplo de anúncio para captar um funcionário: “Se você é apaixonado por animais, gosta de estar perto e em contato com clientes buscando sempre um atendimento diferenciado e já possui experiência na área Pet nós temos uma oportunidade para você! Nossa empresa preza pelo atendimento de excelência e espera que seus colaboradores possam atuar com respeito, motivação e sempre em busca do desenvolvimento profissional e pessoal.”

Tenha paciência com o processo seletivo, caso não tenha tempo ou não se sinta apto para selecionar, contrate um empresa de RH especializada.  Esta etapa é muito importante e pode render muitos frutos, pense que os colaboradores é que estarão em contato com seu cliente, eles são a “cara” do seu negócio.

Treinamento e capacitação para equipe

Nas grandes empresas, a área de treinamento e desenvolvimento começou a ter um papel estratégico importante sendo um importante fator de atração e retenção.

Quando a força de trabalho encontra-se satisfeita naturalmente a produtividade e desempenho são alcançados. Treinamento e desenvolvimento costumam ser vistos como sinônimo, porém não são!

O foco do treinamento está no curto prazo e as competências necessárias ao desempenho do colaborador em sua função.

E o desenvolvimento visa capacitar o trabalhador para assumir novos desafios e responsabilidades.

Quando decidimos realizar o treinamento da nossa equipe devemos seguir 5 passos:

1) Levantamento de necessidades de treinamento;

2) Definição de objetivos e especificação de como será realizado a avaliação do mesmo;

3) Seleção e desenho dos programas de treinamento alinhado aos princípios norteadores da empresa;

4) Implementação correta;

5) Avaliação dos resultados, comparando os objetivos previamente estabelecidos e os que se verificou na realidade.

Uma das principais etapas é levantar as necessidades de treinamento. Faça uma análise da organização, das tarefas e também das pessoas. Para identificar que tipo de conteúdo vai ser treinado foque na análise das tarefas executadas na empresa.

Para treinar sua equipe, conte com a Invet Care, juntos vamos formular o melhor treinamento para deixar sua equipe alinhada com as expectativas da empresa.

compartilhe este artigo: