8 May 2015

Cliente Satisfeito

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.” Philip Kotler

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por Letícia Cazes

A Invet Care esteve presente no dia 29/04 em uma palestra oferecida pelo Laboratório MSD Saúde Animal com o internacionalmente conhecido Dr. Ernie Ward ou “Advogado dos Animais”. Na ocasião, o laboratório estava dando inicio a campanha da sua nova linha de vacina DHPPi+L no Rio de Janeiro.

Nesta palestra foram abordados assuntos muito interessantes como:

1) Fidelização de clientes das Clínicas Veterinárias.

2) Aumento da produtividade e faturamento através de uma medicina menos reativa e sim um abordagem mais proativa.

Dr.Ernie Ward iniciou o seu discurso com uma pergunta muito importante ressaltando o porquê de muitos de nós escolhemos a profissão de médico veterinário. Sabemos que muitos fizeram esta escolha baseada no amor pelos animais, porém devemos lembrar que isso não basta! Temos que amar também quem traz os animais ao nosso consultório, eles serão responsáveis pela implementação do tratamento e cuidados.

Acreditamos que o tratamento individualizado é a chave do sucesso principalmente quando estamos falando dos novos consumidores da Geração Y (retratado em nosso último post, não deixe de ler).  Uma citação dita pelo Dr.Ernie nos faz refletir bastante: “Afinal o que os clientes desejam? – Eles querem que você e sua equipe tratem seu pet como se fosse o único da clínica!” E é neste ponto que devemos nos aprofundar, porque é nesse atendimento diferenciado, tão almejada por nosso cliente, que temos a chance de fideliza-lo.

Outro ponto que gostaríamos de trazer para reflexão (e que a Invet Care tem aplicado aos seus clientes) é a questão dos guias, protocolos e POP(vamos abordar mais no próximo post, aguarde).  Nos baseamos no AAHA e muitas vezes no WSAVA para construirmos nossas recomendações dentro do cliente. Estas instituições são as que realizar a acreditação dos hospitais veterinários nos Estados Unidos. Hoje, no Brasil não há nada parecido na medicina veterinária, porém queremos que nossos clientes saiam na frente e tenha algo que seja um diferencial Internacional. Recomendamos uma visita no site de ambas as instituições.

AAHA: www.aaha.org/

WSAVA: http://www.wsava.org/

Assim como o Dr. Ernie Ward, a Invet Care acredita que é preciso algo a mais para tornar o negócio sustentável e interessante.  Sejam mais proativos, utilizem-se da medicina preventiva.  O seu melhor paciente é aquele que é saudável e que você pode contribuir para que ele permaneça assim por mais tempo! Você deve ser responsável por orientá-lo sobre alimentação, antiparasitários, comportamento e etc. Isso vai garantir maior confiança e retorno.

Lembre-se sempre desta frase de Philip Kotler: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Você empresário e/ou veterinário, o que você acha que faz com que seu cliente escolha a sua Clínica Veterinária?

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